Tarefas para Sucesso I


Tarefas a realizar no seu blog hoje para prepará-lo para o sucesso (Parte I)

Online Job for All. Work from home computer.

   De que serve ler tanto conteúdo sobre blogs, se você não coloca nenhum desse conhecimento em prática?   Para ter sucesso com um blog, você precisa focar-se em tarefas que funcionam e trazem resultados ao seu blog, e deixar de lado todos os outros tipos de atividades que não retornam resultados significativos para o seu blog, mas que na verdade consomem-lhe imenso tempo. Ao longo deste artigo, você vai encontrar 30 tarefas para realizar no seu blog hoje e prepará-lo para o sucesso. Cada uma das tarefas poderá consumir-lhe entre 5 minutos a 6 horas do seu tempo, dependendo da complexidade de cada uma delas. No entanto, é imprescindível que você se concentre na realização destas tarefas, para tornar o seu blog mais apelativo, e acima de tudo mais organizado e preparado para o sucesso. Quando falamos sobre como criar um blog de sucesso, um dos aspectos principais é sem dúvida a aplicação prática de conceitos, estratégias, táticas, etc., pelo que neste artigo vamo-nos focar essencialmente nessas tarefas práticas, para que você possa alavancar rapidamente o seu blog.

   Provavelmente você já completou algumas destas tarefas em seu blog, mas é provável que ainda não tenha realizado todas. Quanto mais tarefas você realizar, melhor preparado fica o seu blog para o sucesso. Se necessário, imprima este artigo e coloque-o junto do seu computador. Tente realizar pelo menos uma ação por dia, e certamente você ficará contente com os resultados obtidos. Preparado para começar?

TAREFA Nº1: CRIAR UMA LISTA DE EMAILS
(15-30 MINUTOS)

   Já aqui falámos diversas vezes sobre a importância do email marketing para um blog. Se você quer ter sucesso com o seu blog, e não ficar dependendo de outros sites como o Google, Facebook ou Twitter para conseguir gerar vendas e retorno financeiro para o seu blog, você precisa começar a construir uma lista de emails, já! Capturando os contatos do seus leitores e gerando milhares de subscritores no seu blog, você consegue facilmente interagir com eles e gerar um retorno incrível ao nível de tráfego recorrente e também ao nível de vendas, seja através de produtos próprios, seja por meio de recomendação de programas de afiliados.

   Para começar a construir a sua lista de emails, você irá demorar entre 15 a 30 minutos, dependendo do seu nível de conhecimento. Para iniciar a captação de contatos no seu blog, pondere realizar os seguintes passos:
   Crie uma conta de Email Marketing na Aweber, PTSender ou Your Mailing List Provider;
Crie um formulário HTML de captação de contatos usando uma dessas empresas;
Coloque um formulário de captação na barra lateral do seu blog, e outro no final dos artigos;
Crie um Ebook para oferecer aos seus leitores, e utilize o PopUp Domination para gerar mais conversões (opcional)

   Quanto mais depressa você começar a capturar endereços de email dos seus leitores, mais rapidamente você começará a fazer crescer o seu blog e gerar mais tráfego e vendas. Falámos de forma mais aprofundada sobre isso no nosso tutorial – 10 passos para ganhar €100 por dia com blog. Quanto mais você adiar a captura de contatos no seu blog, mais dinheiro você estará perdendo de dia para dia.

TAREFA Nº2: DEFINA OS SEUS OBJETIVOS
(10-20 MINUTOS)

   Muitos blogueiros têm a tendência de começar os seus blogs, sem que na verdade tenham objetivos bem definidos para eles. Todos os anos na Escola Dinheiro lançamos um artigo sobre objetivos – Quais são os objetivos para os seus blogs em 2012? – que tem precisamente como intuito, despertar o interesse dos blogueiros no estabelecimento de metas e objetivos a curto e longo prazo. De nada serve ter um blog, se você não faz ideia para onde pretende caminhar. Para ter sucesso com um blog, você deverá reunir pelo menos uma das características entre o Ajudar e o Entreter. Dependendo do nicho de mercado onde você se insere, você terá forçosamente de ajudar/ensinar os seus leitores ou então funcionar como um espaço de entretenimento que permita aos seus leitores serem inspirados pelas suas postagens. A juntar a isso, você deverá ter também uma listagem de objetivos bem definidos, para que saiba concretamente para onde caminhar e o que deseja alcançar com ele.

   Para definir os objetivos do seu blog, você irá demorar entre 10 a 20 minutos, dependendo do tipo de análise que você vai fazer sobre o seu futuro. Para o ajudar, considere colocar num papel (ou num artigo) as seguintes ideias e objetivos:
   Defina concretamente quais os seus objetivos diretos (tráfego, seguidores, fãs, rendimentos, etc);
   Defina concretamente quais os seus objetivos indiretos (viagens, palestras, reconhecimento, etc);
   Escreva as razões porque decidiu escrever nesse nicho de mercado específico;
   Escreva as razões pelas quais você considera ser a pessoa certa para escrever sobre esses assuntos;
   Defina prazos para os seus objetivos;
   Quebre os seus objetivos em 3 meses, 6 meses, 12 meses, 24 meses, etc.
   Escreva 2 linhas que resumam o que o seu blog trata e porque alguém deverá lê-lo.

   Ao definir concretamente todos estes pontos, você ganha maior motivação para atingir os seus objetivos e metas. A juntar a isso, você poderá também fazer alguma introspecção para perceber se está no caminho certo ou errado, e qual o propósito do seu blog. Se você chegar à conclusão de que o propósito não faz sentido, você deverá repensar seriamente a sua estratégia. Além disso, ao resumir o seu blog em apenas 2 linhas, você consegue demonstrar para alguém o que se o blog trata e porque razão alguém o deverá ler, sem ter de aborrecer essa pessoa!

TAREFA Nº3: COMECE A PROMOVER AFILIADOS
(30-45 MINUTOS)

   Também já aqui falámos inúmeras vezes da importância de diversificar os rendimentos do seu blog. Se você apenas utiliza anúncios do Google Adsense, você está a perder uma oportunidade incrível de diversificar não só as suas fontes de rendimento, como aumentar consideravelmente os rendimentos do seu blog. Existem muitos programas de afiliados interessantes para você promover no seu blog, mas é certo que você precisará realizar alguns testes para perceber quais os mais rentáveis no seu nicho de mercado, e quais os locais onde eles convertem melhor. Logicamente, existem muitas estratégias de marketing para programas de afiliados, o que vai requer que você estude um pouco e faça muitos testes, a fim de perceber o que realmente funciona bem para o seu blog.

   Para começar a promover programas de afiliados no seu blog, você vai precisar de entre 30 a 45 minutos do seu tempo, para estudar as ofertas disponíveis nas várias plataformas que recomendamos mais abaixo, posicionar os seus banners, e definir um planejamento estratégico para gerar vendas e comissões para o seu blog. Tome nota de todos os passos que você deverá realizar:
   Crie uma conta de afiliado nas plataformas da NetLucro, Netaffiliation, Public-Idées e UpRise40;
   Procure uma ou várias campanhas que se enquadrem no nicho de mercado do seu blog;
   Puxe o código HTML de uma das campanhas;
   Coloque um ou vários banners publicitários em locais estratégicos do seu blog;
   Puxe o seu link de afiliado da campanha para usar nos seus textos e recomendar o produto;
   Crie um planejamento estratégico para promover as campanhas em seu blog.

   As quatro plataformas de afiliados recomendadas acima, possuem juntas mais de 200 campanhas de afiliados diferentes. Procure por algumas soluções interessantes para o seu blog e para o seu tráfego (Brasil ou Portugal), e comece a promovê-las. Ao mesmo, crie um planejamento estratégico em função das campanhas escolhidas, e estruture corretamente o que pretende fazer para alavancar as vendas e comissões.

TAREFA Nº4: ANOTE AS IDEIAS PARA NOVOS ARTIGOS
(10-20 MINUTOS)

   A grande maioria das vezes achamos que ter ideias para novos artigos é algo extremamente fácil, e não prestamos a devida atenção a esse facto, até um dia sentirmos dificuldades em gerar novas ideias para artigos. Anotar as ideias num local de fácil acesso é fundamental para que você tenha constantemente um local onde procurar inspiração para o seu próximo artigo. Seja através de um Moleskine ou de uma conta no Evernote, o mais importante é que você tenha um local onde colocar as suas ideias, sempre que lhe surja algo na mente.

   Você poderá comprar um Moleskine, abrir uma conta no Evernote, anotar tudo no Google Docs ou simplesmente criar uma postagem nova no WordPress de cada vez que tem uma ideia para um novo artigo, e colocá-la nos rascunhos do seu blog. Independentemente do tipo de recurso que você usar para anotar as ideias de novos artigos para o seu blog, o mais importante é que você construa esse hábito, e trabalhe-o de forma a ter sempre um local com novas ideias para se inspirar nos momentos mais difíceis.

TAREFA Nº5: EXPERIMENTE UM NOVO TIPO DE CONTEÚDO
(30-120 MINUTOS)

   A grande maioria dos blogueiros restringe a sua atividade à escrita de conteúdo. No entanto, um blog é muito mais do que artigos. Nesta tarefa, a ideia é que você pense na criação de um novo tipo de conteúdo para o seu blog, por forma a diversificar os formatos de conteúdo presentes, e com isso começar a ganhar um novo folgo para lá do conteúdo escrito. Procurar novas formas de levar a informação até aos seus leitores é fundamental a vários níveis, mas principalmente porque isso lhe irá permitir diversificar e procurar novos estilos de conteúdo. Se nunca experimentou nada para lá do conteúdo escrito, esta é a altura certa para fazê-lo e avaliar os resultados daí resultantes.

   Não tenha medo de desafios. Saia da sua zona de conforto e experimente lidar com o desconhecido. Na verdade, você até poderá ter mais jeito para realizar podcasts e vídeos, do que propriamente para escrever. Já pensou nisso? Adopte um novo estilo de conteúdos para o seu blog. Não precisa de desistir da escrita de artigos, antes pelo contrário. A ideia aqui é simplesmente alargar o leque de opções, para que você tenha vários formatos disponíveis em seu blog.

   Escolha um dos seguintes formatos de conteúdo e aventure-se:
   Produzir um Vídeo
   Produzir um Podcast
   Produzir uma entrevista
   Escrever um artigo com mais de 2500 palavras
   Escrever um artigo inspirador em menos de 400 palavras
   Produzir uma planilha de Excel para os seus leitores usarem
   Produzir um workbook em Word para os seus usuários completarem
   Produzir um Ebook
   Produzir um Livro Impresso

   O mais importante nesta tarefa é que você experimente outros tipos de conteúdos além do típico conteúdo de texto que você já vem realizando no seu blog. Independentemente dos recursos que você tenha ou não, arrisque e experimente um novo tipo de conteúdo para o seu blog, e avalie o feedback dos seus leitores. Se desejar, experimente até vários destes tipos de conteúdos!

TAREFA Nº6: CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL
(30-60 MINUTOS)

   Mais importante que produzir conteúdo para um blog, é ter um calendário editorial bem definido. Na tarefa Nº4 demos-lhe a dica de começar a anotar as suas ideia num bloco de notas virtual ou em papel, e neste caso o objetivo é basicamente passar as ideias do papel para a tela do ecrã. Criar um calendário editorial vai-lhe permitir ter as suas semanas organizadas por conteúdos, o que significa que você saberá sempre de antemão o que terá de realizar no dia seguinte ou na semana seguinte. Produzir um calendário editorial além de ser divertido, é uma excelente forma de você evitar a falta de ideias, especialmente se o seu planejamento for realizado em antecipação.

   Para o ajudar nesta missão, existe um plugin para WordPress chamado plugin Editorial Calendar, que é basicamente um calendário editorial para o seu blog, onde você pode colocar suas ideias organizadas por datas de calendário. Dessa forma, você poderá estruturar mais corretamente as suas semanas e quais os conteúdos a produzir para determinados dias. Ter um calendário de publicações bem esquematizado é também ele muito importante. É importante que você crie rotinas de publicação, e esquematize concretamente quais os dias em que deseja escrever, seja 3 vezes por semana, 1 vez por semana, ou um qualquer outro hábito de escrita. O importante é que você tenha isso esquematizado, para tirar o máximo partido da sua criatividade e do potencial do seu blog.

TAREFA Nº7: ADICIONE BOTÕES DO FACEBOOK AO BLOG
(15-30 MINUTOS)

   O Facebook é hoje a melhor ferramenta de marketing da internet. Com mais de 900 milhões de usuários, você não pode perder a oportunidade de construir uma comunidade em torno do seu blog, dentro do Facebook. A juntar a isso, se você quiser receber mais tráfego nos seus conteúdos, você vai precisar urgentemente de integrar o máximo de serviços do Facebook no seu blog, tais como os botões de Like. Esta tarefa é extremamente simples de realizar, e os resultados são tremendos. Dependendo do seu nível de conhecimento, você demorará entre 15 a 30 minutos para realizar esta tarefa. Veja como: 

   Puxe um botão de Like na página de configuração do Botão Like do Facebook;
   Configure o seu botão de acordo com o layout do seu blog (largura, fonte e cor);
   Copie o código iFrame fornecido pelo Facebook;
   Cole o código no ficheiro de posts do seu template.

   Se você usa o WordPress, o ficheiro a editar será o single.php. No entanto você pode usar o pluginWordPress Facebook Like para colocar o botão de Like no final ou no início das suas postagens e também oSharebar para colocar uma barra de flutuação como esta que se encontra à esquerda deste artigo.

TAREFA Nº8: DÊ DESTAQUE AOS SEUS MELHORES CONTEÚDOS
(15-20 MINUTOS)

   Quando um novo usuário visita o seu blog pela primeira vez, aquilo que ele vai procurar certamente é uma seção com os seus melhores artigos. Na verdade, a grande maioria dos blogueiros tem um TOP de artigos na barra lateral, os quais representam por norma os melhores conteúdos do blog. Nesta tarefa a sua missão é criar um TOP5 ou TOP10 dos seus melhores conteúdos, e colocá-los na barra lateral do seu blog. Você poderá fazer isso de forma automatizada com o uso de um plugin, ou então seleccionando manualmente os seus melhores conteúdos, e colocando-os num Widget na barra lateral do seu blog.

   Se você não sabe HTML para colocar uma listagem de artigos na barra lateral do seu blog, experimente utilizar o seguinte código de exemplo, sendo que terá de repetir as tags <li> de cada vez que desejar adicionar um novo item à listagem:

   <ul>
   <li><a href=”http://linkdoartigo.com”>artigo 1</a></li>
   <li><a href=”http://linkdoartigo2.com”>artigo 2</a></li>
   <li><a href=”http://linkdoartigo3.com”>artigo 3</a></li>
   <li><a href=”http://linkdoartigo4.com”>artigo 4</a></li>
   <li><a href=”http://linkdoartigo5.com”>artigo 5</a></li>
   </ul>

   O mais importante nesta tarefa é que você seleccione os seus melhores conteúdos, para que o seu TOP5 ou TOP10 valha mesmo a pena. Quanto mais você caprichar na seleção dos conteúdos, melhores serão os resultados junto dos seus leitores. Ao faz isso manualmente, você não só evita o uso de plugins, como também tem maior liberdade de escolha. Ainda assim, se desejar usar um plugin, experimente o Popular Posts Bar Widget.

TAREFA Nº 9: PRODUZA UM MINI EBOOK
(120 – 360 MINUTOS)

   A melhor forma de você começar a dar nas vistas enquanto blogueiro, é criando algo que seja realmente benéfico para os seus leitores. E não há nada mais interessante do que criar um Ebook para oferecer. Se reparar no nosso Ebook Como criar um Blog, certamente perceberá o poder que tem uma obra deste tipo oferecida gratuitamente aos leitores. Com praticamente 25,000 downloads realizados e centenas de partilhas nas mídias sociais, este Ebook foi um tremendo caso de sucesso para o nosso blog, e você poderá muito bem fazer o mesmo com o seu. O princípio passa pela criação de um Mini-Ebook, que é basicamente um Ebook com um máximo de 60/80 páginas, que você possa oferecer gratuitamente aos seus leitores, ou em troca da subscrição da sua newsletter (ver Tarefa Nº1). Ao oferecer o Ebook em troca da subscrição, você tem uma excelente oportunidade de fazer disparar os seus subscritores.

   Escolha um assunto para o Ebook;
   Analise os seus concorrentes e as ofertas já existentes;
   Crie a estruturação (esqueleto) do seu Ebook;
   Inicie o desenvolvimento dos conteúdos do Ebook;
   Edite e revise o conteúdo do seu Ebook;
   Desenvolva uma capa e uma página de download;
   Lance o seu Ebook!

   Fazer tudo isto em apenas 6 horas pode ser bastante complicado, é um facto. No entanto, você poderá utilizar alguns dos conteúdos do seu blog no processo de criação do Ebook. Você não precisa de desenvolver todos os conteúdos de raíz, uma vez que alguns assuntos você já tem escritos no seu blog.  Aproveite alguns desses conteúdos, revise-os e adapte-os corretamente ao seu Ebook. Embora seja uma tarefa complicada de cumprir, a verdade é que com foco e atenção no objetivo, você será certamente capaz de o atingir. Se desejar criar algo mais complexo, leia o nosso artigo sobre Como escrever o seu primeiro Ebook em 30 dias.

TAREFA Nº10: FAÇA UM TOP DOS MELHORES BLOGUEIROS NA SUA ÁREA
(30-60 MINUTOS)

   Uma das melhores formas de você começar a ser conhecido na blogosfera, é relacionando-se com as pessoas certas, portanto, o seu objetivo nesta tarefa é encontrar os melhores blogueiros na sua área, para começar a desenvolver relacionamentos de qualidade com eles. Nunca olhe para um concorrente como alguém com quem você não se deve relacionar. Antes pelo contrário. Os seus concorrentes são a melhor forma de você alavancar mais rapidamente o seu blog, e levá-lo até ao sucesso. Construir relacionamentos saudáveis e parcerias com eles é fundamental para você acelerar o crescimento do seu blog.

   Uma forma interessante de encontrar usuários influentes nos seus contatos é através do aplicativo Klout (imagem em cima), que basicamente analisa a sua rede de contatos através dos seus perfis do Facebook e Twitter, para encontrar os usuários que mais o influenciam a si enquanto profissional, nas suas diversas áreas de atuação. Isso dá-lhe a oportunidade de você perceber rapidamente quais os usuários que deverá começar a seguir e/ou quais os usuários que você já segue e com os quais deveria começar a relacionar-se de forma mais próxima.

   A estratégia aqui é bastante simples na verdade. Faça uma lista dos blogueiros e profissionais que são influentes na sua área, e inclua também blogueiros de menor dimensão, que estejam basicamente ao mesmo nível que você. Todos eles são importantes na sua estratégia de relacionamentos digitais. O seu objetivo será criar relacionamentos genuínos com o maior número de pessoas dessa lista. Para o fazer, você terá certamente de puxar pela sua criatividade, e procurar ajudar esses profissionais, para que um dia eles possam ajudar você também.




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