Tarefas para Sucesso II


Tarefas a realizar no seu blog hoje para prepará-lo para o sucesso (Parte II)


   De que serve ler tanto conteúdo sobre blogs, se você não coloca nenhum desse conhecimento em prática?  Para ter sucesso com um blog, você precisa focar-se em tarefas que funcionam e trazem resultados ao seu blog, e deixar de lado todos os outros tipos de atividades que não retornam resultados significativos para o seu blog, mas que na verdade consomem-lhe imenso tempo. Depois de termos lançado a primeira parte desta série de artigos com Tarefas a realizar no seu blog hoje para prepará-lo para o sucesso (Parte I), iremos ao longo deste artigo indicar mais 10 tarefas para realizar no seu blog hoje e prepará-lo para o sucesso. Cada uma das tarefas poderá consumir-lhe entre 5 minutos a 6 horas do seu tempo, dependendo da complexidade de cada uma delas. No entanto, é imprescindível que você se concentre na realização destas tarefas, para tornar o seu blog mais apelativo, e acima de tudo mais organizado e preparado para o sucesso. Quando falamos sobre como criar um blog de sucesso, um dos aspectos principais é sem dúvida a aplicação prática de conceitos, estratégias, táticas, etc., pelo que neste artigo vamo-nos focar essencialmente nessas tarefas práticas, para que você possa alavancar rapidamente o seu blog.

   Provavelmente você já completou algumas destas tarefas em seu blog, mas é provável que ainda não tenha realizado todas. Quanto mais tarefas você realizar, melhor preparado fica o seu blog para o sucesso. Se necessário, imprima este artigo e coloque-o junto do seu computador. Tente realizar pelo menos uma ação por dia, e certamente você ficará contente com os resultados obtidos. Preparado para começar?


TAREFA Nº 11: ADICIONAR BOTÕES DE RETWEET
(15-30 MINUTOS)

   Da mesma forma que indicámos no primeiro artigo que era importante colocar botões do Facebook no seu blog que permitissem aos seus leitores partilharem os seus conteúdos na maior rede social do mundo, e com isso ajudá-lo a alavancar o seu tráfego e consequentemente o número de leitores as suas matérias, nesta 11ª tarefa recomendamos que você faça precisamente o mesmo para o Twitter. O Twitter é hoje uma das maiores redes sociais do mundo, e uma das maiores ao nível de população fluente em português, pelo que você deverá aproveitar essa oportunidade para marketizar os conteúdos do seu blog, e consequentemente gerar mais tráfego para eles. Esta tarefa é extremamente simples de realizar, e os resultados são tremendos. Dependendo do seu nível de conhecimento, você demorará entre 15 a 30 minutos para realizar esta tarefa. Veja como:
   Puxe um botão de Tweet na página de configurações de botões do Twitter
   Configure o seu botão de acordo com o seu blog (dimensão e recomendações);
   Copie o código fornecido pelo Twitter;
   Cole o código no ficheiro de posts do seu template.

   Se você usa o WordPress, o ficheiro a editar será o single.php. No entanto você pode usar o plugin Sharebar para colocar uma barra de flutuação como esta que se encontra à esquerda deste artigo.

TAREFA Nº12: ADICIONAR CONTADORES SOCIAIS
(5-15 MINUTOS)

   As provas sociais (social proof) são sempre uma das melhores formas de você captar a atenção dos seus usuários para a subscrição do seu blog, para o seguir no Twitter ou simplesmente para curtir a sua página no Facebook. Uma das formas de você provar socialmente que o seu blog é realmente bom, é mostrando contadores com o número de assinantes, subscritores e fãs, tal como nós fazemos aqui na Escola Dinheiro.  Quanto maiores os números, maior a probabilidade de você converter os seus leitores em novos fãs do seu trabalho. No entanto, mostrar contadores com números, é apenas recomendável com você já tem pelo menos uns 3 dígitos, caso contrário, mostrar que o seu blog tem apenas 20 subscritores pode ser uma forma de afastar potenciais novos leitores.

   Eis como você realizar esta tarefa entre 5 e 15 minutos:
   Escolha quais os canais que você deseja promover (RSS, Twitter, Facebook, Youtube, Google+, etc);
   Não mostre canais com menos de 3 dígitos;
   Instale o Plugin de Contadores Sociais da Escola WordPress;
   Configure o aparecimento das várias mídias sociais que você escolheu.

   Se você usa o WordPress, esse plugin é a forma mais rápida de você mostrar seus contadores, além de ter o selo de qualidade da Escola WordPress. No entanto, se você tem um blog no Blogspot, ponder ler este artigo do Ferramentas Blog que explica como fazer um contador parecido para blogs hospedados no Google.

TAREFA Nº13: APRENDER MAIS SOBRE SEO
(60-360 MINUTOS)

   Saber o básico sobre SEO (Otimização para Motores de Busca) é fundamental para ter sucesso com um blog. Nos dias de hoje, quanto mais informação você conseguir estudar nessa área, maiores serão as probabilidades de você conseguir o primeiro lugar no Google. Existem muito por onde você pode estudar sobre SEO, mas o ponto principal é você ter em mente a importância de entender como funcionam os mecanismos de busca, e quais as estratégias que você deverá realizar e quais é que você está proibido de realizar. Nem tudo aquilo que você possa fazer no seu blog é recomendável, e se pretende alavancar o seu tráfego e consequentemente os seus posicionamentos no buscador do Google, você precisa aprender mais sobre SEO.

   Esta tarefa poderá demorar entre 60 a 360 minutos, sendo que na verdade isto é algo que você devia estudar regularmente, para se manter atualizado e constantemente informado sobre as melhores estratégias e táticas para aplicar em seu blog. Eis algumas coisas que você poderá realizar ao longo desta tarefa:
   Leia este Ebook do Google que é gratuito e explica o básico do SEO;
   Leia regularmente blogs da área como o SEOmoz, MestreSEO, Search Engine Journal, Search Engine Land, etc.;
   Leia regularmente livros sobre SEO, como o The Art of SEO;
   Consulte os nossos tutoriais na categoria de SEO e Motores de Busca;
   Coloque em prática os ensinamentos, passo-a-passo, dia após dia.

   Nesta tarefa o objetivo é que você aprenda a desenvolver os seus conhecimentos nessa área, para possa aprender mais sobre o que é o SEO, como aplicar as estratégias de link building, ou simplesmente como estruturar o seu blog tornando-o mais apetecível para os seus leitores e usuários. Todos esses aspectos são fundamentais para você conseguir melhores resultados ao nível orgânico.

TAREFA Nº14: OTIMIZAR CORRETAMENTE UM ARTIGO PARA SEO
(15-30 MINUTOS)

   Com alguns dos conhecimentos adquiridos na tarefa anterior, você certamente já se irá sentir capaz de otimizar corretamente os seus artigos, na hora de os publicar em seu blog. Pormenores simples como a linkagem interna, linkagem externa, uso de palavras-chave no título e meta descrição, ou simplesmente usar as tags em imagens, pode alavancar mais rapidamente os seus conteúdos ao nível dos resultados orgânicos das buscas. A otimização dos conteúdos é não só benéfica para o seu blog ao nível dos buscadores, como também permite aos seus usuários lerem um conteúdo devidamente estruturado e organizado, tornando essa mesma leitura mais agradável e prazerosa.

   Esta tarefa é bem simples de colocar em prática, e não lhe irá consumir mais do 15 a 30 minutos por cada um dos artigos que você pretende publicar em seu blog. Se você escrever todos os dias, terá de realizar todas estas ações para deixar os seus conteúdos otimizados e a produzir resultados positivos para o seu blog. Tome nota:
   Defina primeiro qual a palavra-chave do seu artigo;
   Coloque a palavra-chave no título do artigo quando possível (não esqueça que você está escrevendo para humanos e não para robots!);
   Coloque a palavra-chave no URL do artigo;
   Não se preocupe com a densidade da palavra-chave ao longo do seu artigo. Isso é estupidez e condicionamento na sua escrita;
   Utilize sempre o atributo Title nos seus links e um texto âncora bacana;
   Utilize sempre o atributo Alt nas suas imagens com uma palavra-chave de acordo com o conteúdo da imagem;
   Utilize sempre linkagem interna e externa (muito importante!);
   Otimize corretamente as tags H1, H2 e H3;
   Usar e configurar um plugin de SEO como o WordPress SEO do Yoast;

   Você pode aprender mais sobre este tipo de otimização no nosso tutorial sobre “Como escrever um artigo corretamente otimizado para SEO“. No entanto, é importante que você compreenda a importância de escrever textos de qualidade e que realmente ajudem os usuários com as suas dúvidas. Se você tentar manipular seja o que for, o mais provável é que o Google pegue você e mande seus conteúdos para o fundo da linha.

TAREFA Nº15: DESENVOLVER UMA PÁGINA DE FÃS NO FACEBOOK
(45-75 MINUTOS)

   Criar uma página de fãs no Facebook é extremamente importantes nos dias de hoje. Conforme já referimos anteriormente, o Facebook tem hoje mais de 900 milhões de usuários, e mais de 50 milhões de usuários que falam português. Isto significa que você precisa também de uma estratégia ao nível das mídias sociais, mas concretamente ao nível do Facebook. Uma página com 10,000 usuários, como a página de fãs da Escola Dinheiro, pode levar centenas de novos usuários por dia a lerem os conteúdos do seu blog. E isso é uma oportunidade que você não pretende perder, correto?

   Esta tarefa demora entre 45 a 75 minutos a concluir, dependendo do seu conhecimento ao nível do Facebook e principalmente sobre como criar uma página de fãs no Facebook. Nunca se esqueça que para a sua página crescer, você precisa de trabalhar bem os conteúdos, e dar aos seus usuários aquilo que eles realmente estão procurando.
   Crie sua página em https://www.facebook.com/pages/create.php;
   Se for um site ou blog, escolha “Marca ou Produto” e seleccione a opção “Site”;
   Configure uma imagem de perfil com 180×180 pixeis;
   Coloque uma capa no seu perfil com 851×315 pixeis. Não promova produtos aqui, é proibido!;
   Preencha todas as informações sobre o seu site ou blog, bem como o URL;
   Crie separadores com 111×74 pixeis usando aplicativos para Facebook;
   Atualize a sua página com conteúdos relevantes.

   Logicamente, existem muitas coisas que você poderá fazer na sua página de fãs do Facebook. Falámos de algumas no tutorial de estratégias para configurar a nova timeline do Facebook. No entanto, você deverá sempre procurar novas formas de melhorar a sua página e os conteúdos que oferece aos seus usuários.  Preocupe-se em compreender o comportamento dos usuários, uma vez que dessa forma você conseguirá oferecer-lhes aquilo que eles realmente procuram.

TAREFA Nº16: ATUALIZAR SEUS CONTEÚDOS MAIS ANTIGOS
(15-30 MINUTOS)
   À medida que o tempo vai passando e o seu blog vai recebendo dezenas de conteúdos, alguns dos conteúdos mais antigos tendem a perder a qualidade que outrora tiveram. Muitas vezes isso está relacionado com as mudanças que acontecem na tecnologia, mas não só. Muitas vezes está relacionado também com o seu crescimento enquanto autor e com a evolução da sua escrita. A forma como você escreve hoje e as ideias que tem, serão muito diferentes daqueles que você irá ter por daqui a uns 2, 3 ou 4 anos. Por isso mesmo, é importante ir revisando determinados conteúdos do seu blog, para que estes se mantenham atualizados e possam continuar a ajudar os seus leitores.

   Esta tarefa pode demorar entre 15 a 30 minutos, dependendo logicamente da quantidade de alterações que são necessárias realizar. Por vezes artigos mais antigos podem ser facilmente atualizados, enquanto que outros certamente irão precisar que você se dedique com maior atenção, para que que o conteúdo seja realmente reformulado e possa acrescentar valor para o usuário final. Vejamos:
   Não mexa no título ou no URL do artigo antigo;
   Se necessário linke para artigos mais recentes do seu blog, ou para outros blogs que falem desse assunto;
   Faça uma vistoria nos links dos seus artigos, para verificar se nenhum deles está quebrado;
   Utilize uma ferramenta para encontrar links quebrados no seu blog;
   Restruture o conteúdo de texto se tiver algo de qualidade a acrescentar;
   Remova partes do texto que considera não fazerem sentido neste momento;
   Resolva erros ortográficos ou gralhas gramaticais que possam existir.

   Logicamente, se o seu blog já tiver centenas de conteúdos publicados, essa tarefa irá consumir-lhe muito tempo. No entanto, é importante que você vá dando uma limpeza nos conteúdos mais antigos, de forma gradual, para que estes se mantenham o mais atualizados possível. Isso vai ajudá-lo também a melhorar a sua taxa de rejeição, e também a alavancar conteúdos mais antigos nos resultados das buscas.

TAREFA Nº17: AUTOMATIZAR SUAS POSTAGENS NAS MÍDIAS SOCIAIS
(30-60 MINUTOS)

   Para alavancar os seus perfis nas mídias sociais, uma das estratégias que você poderá colocar em prática é a automatização de conteúdos por meio de aplicativos. Existem vários aplicativos na internet que lhe permitem automatizar a publicação de conteúdos nas suas páginas de fãs do Facebook ou no seu perfil do Twitter, sendo que a grande maioria trabalha de forma automatizada para publicar os conteúdos nos horários mais acertados, garantindo que os seus fãs e seguidores realmente vêem as mensagens que você publica. Com isso, você pode estar constantemente atualizado os seus perfis sociais, e gerando um maior debate entre quem acompanha o seu trabalho, o que invariavelmente vai ajudar você a conseguir números ainda mais expressivos.

   Esta tarefa vai roubar-lhe entre 30 a 60 minutos, dependendo do número de conteúdos que você pretende colocar no seu funil de automatização. Algumas ferramentas permitem-lhe agendar a publicação de mais de 100 conteúdos diferentes, que posteriormente são disparados para os seus perfis sociais nos horários nobres e em que os seus leitores realmente captam a mensagem.
   Utilize o Timely para agendar uma centena de Tweets sobre vários dos artigos já publicados no seu blog;
   Utilize o Dlvr.it para divulgar seus conteúdos novos no Facebook ou Twitter;
   Utilize o Postcron para agendar publicações no Facebook, ou faça isso diretamente na sua fanpage;
   Utilize o Buffer para disseminar seus conteúdos em várias redes sociais;
   Utilize o IFTTT (if this then that) para automatizar conteúdos em praticamente todas as mídias sociais existentes.

   Todos estes aplicativos permitem-lhe de forma simples e prática, automatizar a publicação de conteúdos novos ou antigos nos seus perfis de mídias sociais. O que na verdade dá mais trabalho, é colocar todos os conteúdos nos funis de marketing ou configurar as ferramentas numa primeira abordagem. No entanto, depois de tudo configurado, os seus perfis mantêm-se constantemente atualizados, e isso é importante para o seu blog!

TAREFA Nº18: REALIZAR TESTES A/B COM ADSENSE
(30-45 MINUTOS)

   A monetização de um blog é um aspecto muito importante. Por isso, caso você utilize anúncios do Google Adsense para monetizar os conteúdos do seu blog, é importante você realizar testes de performance A/B para perceber quais os locais que geram mais cliques, quais os formatos que geram maior rendimento, ou simplesmente quais os formatos de cores que melhor funcionam junto do seu público alvo. Todos estes tipos de otimizações são fundamentais para alavancar mais rapidamente os seus conteúdos.

   Esta tarefa demora entre 30 a 45 minutos a realizar, e o monitoramento da performance deve ser realizado em períodos de 15 dias ou 30 dias, ou seja, ao escolher um novo posicionamento ou formato de cores, você precisa de estudar os resultados a 15 ou 30 dias, e depois comparar as diferenças de performance entre ambos.

   Se desejar aprender mais sobre este assunto, pondere ler o seguinte tutorial: Como ganhar mais dinheiro com o Google Adsense

TAREFA Nº19: PRODUZIR UMA ENTREVISTA PARA O BLOG
(60-120 MINUTOS)

   Entrevistar alguém influente na sua área de negócio é também uma excelente forma de o seu blog dar nas vistas, bem como uma excelente forma de você iniciar um relacionamento com outro blogueiro. Como o seu objetivo é levar conteúdo de primeira qualidade para os seus leitores, não tenha medo de realizar uma entrevista a um outro profissional. Isso não faz com que os seus leitores passem a considerá-lo um amador, antes pelo contrário. Caso você consiga que a pessoa entrevistada faça referência à entrevista nas suas mídias sociais ou no seu próprio blog, você ainda vai beneficiar desses fatores para ganhar novos leitores para o seu blog.

   Esta tarefa vai consumir-lhe entre 60 a 120 minutos do seu tempo, dependendo logicamente do tipo de entrevista. Se você realizar meramente algumas questões por email, isso vai-lhe consumir muito menos tempo do que se você realizar uma entrevista por Skype e depois pós-produzir o audio num formato simples e atrativo para os seus leitores. No entanto, ambas as opções são viáveis, e uma excelente forma de você oferecer conteúdo diversificado para os seus usuários.

   Nota: Se realizar uma entrevista em Inglês por email, considere publicar a entrevista devidamente traduzida no seu blog. Dessa forma você facilita o trabalho aos seus usuários, e oferece um conteúdo diversificado e de grande qualidade.

TAREFA Nº20: ORGANIZAR AS FINANÇAS DO SEU BLOG
(60-180 MINUTOS)

   Agora que já realizámos pelo menos 19 tarefas, é importante começar a pensar também nas finanças do seu blog e na organização financeira que é necessária ter para que você não perca o fio à meada e saiba concretamente quanto pode investir, quais os programas que estão dando maior rendimento, ou simplesmente quanto você ganha por mês com o seu blog. Controlar a rendibilidade do blog é sem sombra de dúvidas um aspecto muito importante da sua vida de blogueiro, e a melhor forma de o fazer é usando uma planilha de Excel devidamente construída para o efeito.

   Desenvolvemos uma Planilha de controlo de rendibilidade do blog que você poderá baixar nesse mesmo artigo, a qual irá ajudá-lo a conseguir monitorar mais facilmente quais os programas que geram maiores rendimentos, qual o seu rendimento mensal bruto, e através de um mapa de calor perceber quais os métodos de monetização que estão funcionando melhor ou pior, e em quais é que você deverá apostar. Esta tarefa irá ocupar-lhe entre 60 a 180 minutos do seu tempo, dependendo do número de movimentos e entradas que você tiver para esquematizar na sua planilha.

CONTINUA…

Esta é a segunda parte de uma série de três artigos com diversas tarefas para você realizar no seu blog já hoje, e começar a prepará-lo para o sucesso! Ponha mãos à obra e dedique algum do seu tempo ao melhoramento do seu blog. No próximo artigo teremos mais 10 tarefas para você realizar! Não esqueça de ler também o primeiro artigo com Tarefas para o seu Blog!

Até já!



Free powerful counter for your website. From creators of EasyHits4U

Sem comentários:

Enviar um comentário

NetWave-Free Money --- Rogério Ferreira agradece os seus comentários.